Cultura da batalha de Freestyle toma conta das ruas de Salvador; assista



Rapidez de raciocínio, improviso, vocabulário extenso, carisma... entrar numa roda de freestyle não é tarefa fácil, mas quem entra retorna a uma das primeiras expressões do movimento hip hop. Em Salvador, batalhas ocorrem durante o final de semana em locais públicos e nos mais diversos bairros da capital. Os eventos são organizados por grupos ou projetos, como a Batalha 3 Round, idealizada por Coscarque.

A batalha de improviso se popularizou com a cultura do sound system, quando dois DJ’s disputavam nas pick-ups quem animava mais nas ruas das periferias. Eles também assumiam o papel de MC’s, e no microfone defendiam seu som, disputando para ver quem atraía mais curiosos.

Para vencer uma batalha vai além de mandar rimas “perfeitas”. Para conseguir conquistar o público em meio aos gritos de “Sangue, sangue, sangue”, o MC precisa usar bons argumentos no improviso e estar atento ao som que o DJ colocar. Observar o adversário para encontrar informações para sua rima e o bom humor ajuda a conquistar o carisma da plateia.


Dicas de como mandar bem nas batalhas de freestyle:

  • Escreva um rap: coloque tudo o que vier à sua mente e tente rimar. Acumule o máximo de palavras para ter um vocabulário rico

  • Pratique freestyle: aprenda a compor músicas de última hora. Busque se inspirar em alguém específico para ajudar a criar frases rimadas e insultos inteligentes.

  • Colecione respostas e ofensas: desenvolva uma coleção de frases para ser usada em diversas situações.

  • Acompanhe o ritmo: pratique as rimas em cima da batida, esse é um fator decisivo para a batalha de rap.

  • Postura: Não olhe para baixo, essa é a cara da derrota. Não fique parado falando, mexa-se, gesticule, use suas mãos para enfatizar o que está cantando.

  • Tenha palavras-chave: elabore palavras que rimam para recorrer quando tiver um branco mental. Um vocabulário extenso te rende vários versos.

  • Perder faz parte: não esquente a cabeça se perder nas batalhas, sua preocupação principal deve ser praticar mais e aprimorar suas técnicas.

Veja galeria de fotos da Batalha 3 Round, realizada no Jardim dos Namorados:

© 2020 - RapZeroSeteUm - Todos os direitos reservados