Sagacidade é a referência: Underismo lança EP R3SÍDUO$ e representa no melhor estilo 'rap sujo&#


Quando alguns dos cabeças caras das batalhas de mc´s de Salvador se juntaram para formar o Underismo - ao lado de mais dois dj´s -, o rap baiano ainda não entendia direito o que ia dar naquela iniciativa. Cerca de um ano depois, as respostas esperadas sobre a união de oito mente pensantes vieram com o lançamento do primeiro EP do grupo, R3SÍDUO$, que é muito mais do que o imaginável. O trabalho representa em alto nível o dito 'rap sujo', com letras marcadas pela sagacidade nas ironias, em cima de boombap's variados, ora mais clássicos, ora mixados com samples de outros ritmos, como o jazz.

R3SÍDUO$ reúne oito faixas, em consonância com o número oito, também representado pela quantidade de integrantes do coletivo. A relação do grupo com o 8 tem ligação com o posicionamento e características dos oito planetas, bem como a influência desses elementos no universo de forma misteriosa. "A Underismo funciona como estes astros", informa o material de divulgação do EP. Outro ponto de interseção é a identificação com a obra Homem Vitruviano, de Leonardo Da Vinci, um dos ícones da arte iluminista.

"A ocupação dos oito integrantes em seus versos, junto a técnica e conteúdos de cunho obscuro, contribuem para o (re)nascimento do EP r3sídu0$, composto por oito faixas, de conteúdos variados, como as 'gastadas', que exploram a crônica, sátira e outros gêneros literários"

Ouça aqui o EP 'R3SÍDUO$' completo.

No comando dos microfones, assinam as rimas os mcs Darlan Oliveira (Senpai), Iago Roger (Trevo), Thiago Damasceno (Alfa), Alef Ramos (Ares), Caio (Kolx) e Filipe Ponciano (Ponci). Já quem risca os beat e assume as pick-ups da Underismo é o dj Adilton Moura (DJ Moura), Filipe Duarte (Flip) é o cara da produção da banca, este último que também é o produtor. nome do coletivo é baseado no conceito "underista", resultado da "transição da arte gótica, até a arte iluminista", como explica o próprio grupo. O conceito da banca agrega ainda aspectos contemporâneos, vivência urbana e ancestralidade de cada um dos oito membros.

Se você é daquelas pessoas que analisam a obra como o todo, certamente irá parar para castelar nas artes visuais que encenam as músicas no YouTube. Sob o talento do artista rät0SüjO, as colagens trazem referências dos principais pilares da Underismo, como obras de arte dos períodos mencionados acima, fotos da rua e das vivências urbanas como forma de expor o contemporâneo, e o aspecto ancestralidade.

Ah! E o bonde mandou avisar que dia 22 de abril tem o primeiro Baile Under, onde a Underismo vai receber os grupos Versu2, Uffa Mob, Roupa Suja, Froceta, Balostrada REC, Uscara, WWL; além das apresentações dos dj´s Jarrão, DMT, Moura e Peluzu. Mais informações na aba agenda do RAP071!



© 2020 - RapZeroSeteUm - Todos os direitos reservados