Direto de São Francisco do Conde, banca T.W. promete movimentar cultura hip hop na cidade


Tudo começou em meados de 2013 quando um grupo de colegas da escola começaram a brincar de fazer rap. A história, um tanto comum hoje em dia, teve início em um "solo ainda fértil" da cultura hip hop: trata-se da cidade de São Francisco do Conde, localizado na região metropolitana de Salvador. Hoje, os amigos saíram da "diversão na época da escola" para começar a valorizar "a proporção e importância na vida" que o rap tomou. Essa é a história por trás da banca T.W., sigla para 'The Wolves" ou "os Lobos"


Banca atualmente é formada por Ruan Matheus, na parte audiovisual, e pelos MCs Nego Dan, Victor Santos (V.S.), Danny (DM), Levii, e David Dantas (D.A.) - na ilustração, da esquerda à direita, respectivamente.

Apesar do desejo e da força de vontade em ingressar na cena, os membros da banca T.W. enfrentaram a sua maior dificuldade de forma interna, como explica o rapper V.S.: "Primeiramente a maior dificuldade é o nosso próprio piscicológico pelo fato de coisas nas nossas vidas não estarem nada boas e depois a financeira". Ele pontua também a falta de apoio para conseguir fechar apresentações em festas.

PRIMEIRO SINGLE - A primeira música lançada pelo grupo foi a faixa 'Coringa do Baralho', com letras de V.S. e D.A.. Eles explicam que a música tem como objetivo "relatar o que nós vemos e vivemos no nosso dia-a-dia". A faixa foi gravada no estúdio Back to Back e contou com a mixagem e masterização de Akani.



Cidade com cerca de 40 mil habitantes, São Francisco do Conde vem conhecendo a cultura hip hop há pouco tempo. Os membros da T.W. lembram que nos últimos anos, o movimento começou a ganhar mais destaque no município, inclusive aumentando o número de eventos de rap. As batalhas de freestyle também vêm crescendo e aumentando a frequência em todos os cantos da cidade.

Sem muitas referências locais, as principais inspirações da banca vem de fora, com artistas como Michael Jackson, Sabotage, Emicida, Rashid, Marechal, Coruja BC1, Sant. Além dos Racionais MC's e de ritmos Soul e R&B. Na Bahia, as principais inspirações do grupo são Makonnen Tafari, Lefs e Vandal.

O último lançamento da T.W. foi o interlúdio 'Vale Pena Ouvir de Novo', do rapper V.S. e que marca a primeira de uma série de lançamentos da banca de interlúdios, um de cada membro do grupo. Confira:



© 2020 - RapZeroSeteUm - Todos os direitos reservados