Circuito Salvador Hip Hop acontece em Cajazeiras, Engenho Velho de Brotas e Dique do Tororó; saiba m



Música, dança, grafite e conhecimento. Esses serão os pilares do evento Hip Hop Circuito Salvador, que terá suas três últimas edições de 2016 nesta semana, entre os dias 15, 16 e 17 de dezembro. Cada etapa será realizada em um bairro, começando por Cajazeiras, Engenho Velho de Brotas e, por último, no Dique do Tororó.

O Circuito tem ao todo cinco etapas, reunindo os quatro elementos da cultura Hip Hop: DJ (música), MC (mestre de cerimônia), Break (dança) e Graffiti (artes visuais) com oficinas e apresentações com os temas da cultura de rua. Em cada etapa são oferecidas quatro oficinas gratuitas, com 20 vagas cada, voltadas para jovens e adolescentes que tenham interesse pela cultura Hip Hop.

Em 2015, o projeto percorreu o estado nas cidades de Itacaré, Valença, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Cruz das Almas, com o nome "Rap Bahia". O evento era idealizado e produzido por grafiteiros, B.Boys, DJs e MC's locais.

Idealizador do projeto em Salvador, o rapper Daganja é quem cuida das cerimônias dos circuitos. Ele convida em cada etapa um grupo local para finalizar as atividades com shows. No dia 15, em Cajazeiras, a participação especial fica por conta do grupo Saca Só. Já no Parque Solar Boa Vista, no dia 16, será o Só Gastando. E para finalizar as atividades, o grupo Nova Era será o convidado do show no Dique do Tororó.


Daganja falou com o Rap071 sobre a importância de um evento como esse para o fomento da cultura hip hop na periferia e nas comunidades. Ele explicou que o intuito maior é conseguir expandir os elementos do hip hop e trazer mais adeptos à cultura: "A ideia do projeto é justamente expandir a nossa cultura hip hop pelos bairros periféricos e às comunidades onde o jovem vive em situação de alto risco por conta da criminalidade, da violência, expostos a toda essa mazela aí".

Ele fez um balanço positivo das edições que ocorreram tanto neste ano quanto no projeto "Rap Bahia", onde ele também foi um dos organizadores. Daganja conta que há uma cena muito forte em outras cidades da Bahia, cada uma com suas características e qualidades.

- "Cada lugar desses a gente batia com pessoal de uma cultura local e que cada um na sua área do hip hop fazia muito bem feito. E realmente esse projeto para a gente está tendo um resultado muito positivo. Infelizmente a gente não consegue fazer ele de uma forma maior como a gente pretendia por conta da verba que foi nos dado para a execução dele. Mas com certeza da forma que tá sendo, mesmo de um grande porte ou um pequeno porte, para a gente tá sendo muito satisfatório e esse é nosso primeiro ponta-pé. A nossa ideia é continuar com esse projeto nos próximos anos".

SERVIÇO

  • 15/12 (Quinta) - Etapa III / Campo Pronaica, área da Escola Municipal Ulysses Guimaraes, Fazenda Grande I, Cajazeiras / Convidado: Saca Só;

  • 16/12 (Sexta) - Etapa IV / Parque Solar Boa Vista, Engenho Velho de Brotas / Convidado: Só Gastando;

  • 17/12 (sábado) - Etapa V / Dique no Tororó, quadra do Bloco Apaxes / Convidado: Nova Era;

Horário: Inscrições das 10 às 12 horas / Atividades das 13 às 18 horas;

Quanto: Gratuito;

Apoio: Fundação Gregório de Mattos (FGM);

Apoio Financeiro: FUNCEB, Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia;

#HipHop #CircuitoSalvador

© 2020 - RapZeroSeteUm - Todos os direitos reservados