Prisão, igreja e rap: conheça a trajetória de Rabelo MC



Ele nasceu na cidade de Catu, interior da Bahia com pouco mais de 50 mil habitantes, e ouviu desde cedo as principais referências do rap através de seu pai, um admirador da musicalidade hip hop. Apesar dessa ligação dentro de casa com o ritmo, foi o pagode que chamava a sua atenção quando criança, afinal era o pagodão que tocava nas festas e nas ruas da cidade.


Ele começou a ouvir rap por conta própria somente aos 14 anos, principalmente as produções de fora, como: Eminem, Dr. Dree, Snoop Dog, Chris Brown e 50 Cent. Mas, foi aos 17 anos que se aprofundou no cenário nacional, “através dos clássicos que eu acho que todo mundo começa ouvindo: Racionais, Sabotage, Facção Central, 509-E, Emicida também...”.

Veja o canal Rabelo MC

Até os 18 anos não tinha feito uma rima se quer, começou a participar de batalhas de MCs pela internet através do fórum Rimologia, que trabalha a ideia de rimas inteligentes. Foi a partir daí que decidiu investir na carreira, formando o grupo Expressão do Rap, assumindo então o nome de Rabelo MC.

Rabelo MC criou ao lado de dois amigos o grupo que atuou entre 2010 e 2011, falando “da periferia e trazendo mensagens positivas”. Expressão do Rap se desfez após algumas desavenças entre os membros e principalmente depois do maior drama pessoal da vida de Rabelo: a prisão.

"A cena soteropolitana é boa e ao mesmo tempo não é. Vejo muita panelinha de quem já cresceu, de quem já é cria de Salvador. Então essas pessoas têm como se destacar mais pelo fato de ter crescida juntas."

Ele foi preso por envolvimento no tráfico de drogas em 2012 e solto em 2013. Após um período de reflexão, decidiu vir para Salvador fazer faculdade em 2014, mesmo ano em que voltou a fazer rap no grupo cristão Santos Clã. Chegou a fazer show em Brasília com o grupo, mas decidiu sair no final de 2015 e seguir um novo projeto.

Ouça a música 9:20 AM

Rabelo formou, então, o Flow Rap, ao lado de alguns amigos, mas o grupo não deu certo “porque tava acontecendo a mesma coisa que o Expressão do Rap, só eu tava correndo atrás. E eu precisava pagar o aluguel de casa”. Em setembro, o grupo chegou ao fim sem ter gravado uma única track. Eis que começou um novo ciclo na sua carreira.

"Sanatório Mental é uma faixa que é uma parada louca que acontece na minha mente. Ao mesmo tempo trago falcatrua da rua, política, religião, jovens... então falo de tudo numa música só e ao mesmo tempo exalto o meu auterego"


Ele começou a focar na carreira solo e encontrou em Evilásio Cruz não só um amigo, mas um produtor que poderia ajudar a crescer o seu trabalho. Evilásio comanda a gravadora e produtora SoulRec e é um amigo antigo de Rabelo. Os dois chegaram a cantar juntos na época em que o produtor também fazia rap, então conhecido como Shark.


Rabelo MC lançou no final de 2016 o webclipe “Sanatório Mental”, que estará no seu primeiro EP B.I.P.O.L.A.R.I.D.A.D.E. O álbum foi lançado no mês de março, reunindo ainda participações com grupos e rappers de Salvador, como Raro Efeito e Zidanne. Ele também está montando a produtora VIXE, ao lado de Graciane, Luís Galvão e do L. Jon. Para esse ano de 2017, o seu único desejo é “muita evolução, paz e equilíbrio de espírito para a carreira”.

Ouça o EP completo:


#NovaGeração

© 2018 - RapZeroSeteUm - Todos os direitos reservados